6 de fevereiro de 2012

A CIDADE PRECISA SER BONITA?

Ontem o Teledomingo fez uma reportagem sobre a relação entre espaço urbano agradável e o bem estar das pessoas, questionando se boas propostas arquitetônicas e urbanísticas para a cidade podem trazer melhoria na vida dos habitantes. Eu acredito nisso, afinal esta é a minha profissão, mas raramente estas perguntas são colocadas para a população. Investir em projetos arquitetônicos é desperdício de dinheiro? Qual é o cenário urbano que nós vivemos atualmente? Tenho as minhas ressalvas quanto ao que foi dito de Gramado e sobre a beleza arquitetônica estar no inusitado, mas as questões são extremamente pertinentes. 
Na reportagem, a resposta do secretário de gestão para estas questões é: apostar na Copa por causa dos recursos escassos que se tem hoje. Quando na verdade a prefeitura, que aprova os projetos, ainda tem uma visão muito engessada da cidade, são avaliados apenas os quesitos funcionais, desconsiderando a inserção urbana e os quesitos de pertinência da arquitetura.  Acho que seria bem vinda uma revisão dos conceitos dentro dos setores públicos que trabalham na área e não apenas investimento em projetos pontuais (que também são importantes).
Qualidade urbana e arquitetônica reflete em segurança pública, turismo, identidade de um lugar, bem estar e qualidade de vida.

Este é o video da reportagem: Teledomingo



Nenhum comentário:

Postar um comentário